quinta-feira, 16 de junho de 2016

O MITO DA NORMALIDADE - Gabor Maté fala sobre circuitos neurais, dependência química e afeto - Quais são as nossas reais Necessidades Básicas




Por Marise Jalowitzki
16.junho.2016
http://marisejalowitzki.blogspot.com.br/2016/06/gabor-mate-fala-sobre-circuitos-neurais.html

Uma das pessoas que mais prezo neste mundo é Gabor Maté. Pelo seu conhecimento, pela sua humildade, pela simplicidade com que aborda o completo mundo da Inclusão e da Exclusão Social, pelas premissas que elenca com naturalidade e certeira definição. Não há como não entender com o coração, aceitar e professar. Ele se desvenda como um ser humano como todos, apresenta suas adições (addict) sem nenhum entrave. Realiza, com suas palavras, a construção (para os despertos) de um mundo de compreensão e acolhimento.

O texto a seguir consta de um video (link ao final) e fala sobre o MITO DA NORMALIDADE
E sobre quais são as nossas reais Necessidades Humanas.

"Em uma sociedade onde se incentiva a competição e, muito frequentemente, a desapiedada exploração de um ser humano por outro, para obter ganhos a partir da exploração dos problemas deste outro e, alem disso, a criação de problemas com o propósito de obter proveito financeiro disto, a ideologia dominante costuma justificar estes comportamentos, apelando para justificativas como “natureza humana fundamentalmente inalterável”.

Assim, o mito em nossa sociedade é: que todos somos competitivos por natureza, que somos individualistas e egoístas na gênese. A verdadeira realidade é totalmente o oposto!

Temos certas necessidades humanas. E a única forma em que se pode falar sobre necessidades humanas, concretamente, é reconhecendo que há certas necessidades humanas de companhia e de contato próximo, de ser amados, incluídos e aceitos, de ser vistos, de ser recebidos e tratados como nós somos! Se estas necessidades estão contempladas, nos convertemos em pessoas compassivas, colaboradoras e que sentem empatia por outras pessoas.


Somos uma sociedade onde a maioria das pessoas não possuem estas necessidades básicas contempladas." (Excerto de video que pode ser visto AQUI )



Circuitos neurais, dependência química e afeto

"Hoje sabemos que o desenvolvimento de circuitos cerebrais relacionados aos incentivos e à motivação, ao prazer, ao alívio da dor e ao amor – ativados pelos neurotransmissores dopamina e endorfina –, assim como dos circuitos que regulam nossos níveis de estresse e de intensidade emocional, depende muito das condições sociais, afetivas e cognitivas da primeira infância, especialmente dos primeiros três anos de vida, e até mesmo dos níveis de estresse da mãe durante a gravidez.

Podemos comparar as variações no desenvolvimento desses circuitos neuronais ao trajeto de um rio. Quanto mais perto da nascente se coloca um obstáculo, maior a mudança no curso do rio.

Quanto mais cedo a criança é submetida a altos níveis de estresse, indiferença, solidão, violência, maiores os prejuízos para o desenvolvimento desses circuitos, cujo mal funcionamento predispõe a problemas físicos e mentais, e ao vício.

Evidencias científicas:

Filhotes de rato que não são lambidos por suas mães logo depois do parto têm seu desenvolvimento cerebral prejudicado. Como o acolhimento do humano recém-nascido pela mãe, para os ratos as lambidas pós-parto são, sobretudo, um ritual de vínculo. Dura só alguns minutos e tem efeitos para toda a vida.

Nos humanos, alguns traumas precoces têm impactos tão importantes na química e estrutura do cérebro que é possível, por exemplo, identificar vítimas de abuso sexual na infância por meio de exames de mapeamento cerebral realizados décadas mais tarde.

Meninas de quatro anos de idade com alto nível de estresse (medido pela quantidade de cortisol na saliva) chegam aos 18 com os mesmos tipos de alteração cerebral, também identificáveis por exames de imagem.

Apenas analisando o eletroencefalograma de um bebê é possível saber se sua mãe está sofrendo de depressão.

Filhotes de macaco separados das mães sofrem rápidas quedas de seus níveis de dopamina, hormônio da motivação.

Cobaias geneticamente manipuladas para não desenvolver receptores de dopamina se alimentam quando recebem comida diretamente na boca, mas, se a comida é deixada a centímetros de distância, elas não tem motivação suficiente para se mover e comer, e morrem de fome.

Para o desenvolvimento satisfatório dos circuitos da dopamina, os mamíferos, e sobretudo humanos, precisam de contato e laços sociais, suporte emocional, em ambientes suficientemente seguros e tranquilos.

Os problemas havidos na infância, o trauma e a dor que estes problemas produziram, faz o indivíduo procurar encontrar uma forma de aliviar esta dor. Que pode ser pela dependência terapêutica, pode ser pela dependência medicamentosa (drogas lícitas), tanto quanto pelo uso de drogas ilícitas, que levam ao vício.  Vício não é uma escolha moral errada nem resultado de determinação genética, é o sintoma de um problema anterior. e não é ao acaso que a maioria das drogas relacionadas ao vício, inclusive o álcool, são anestésicas!

Gabor Maté Nascido na Hungria, numa família judia, durante a ocupação nazista, o médico canadense Gabor Maté é um sobrevivente do Holocausto. Seus avós maternos foram mortos em Auschwitz, e ele passou seu primeiro ano de vida em um gueto.
Décadas depois, radicado no Canadá, teve de lidar com sua própria tendência para comportamentos compulsivos – trabalho e compras eram suas drogas favoritas – e foi diagnosticado com transtorno de déficit de atenção (TDA). Médico especializado no estudo e tratamento de vícios e TDAH, Maté compreende esses distúrbios como “sintomas” de problemas anteriores, gerados por condições sociais e psicológicas, que influenciam o desenvolvimento cerebral. Teórico reconhecido internacionalmente, com grande experiência no tratamento de dependentes, é autor de quatro livros sobre seus temas de pesquisa. Um deles, “Pais Ocupados, Filhos Distantes”, foi publicado no Brasil pela Melhoramentos.
Seu último livro, “In The Realm of Hungry Ghosts:  Close Encounters With Addiction” (No reino dos fantasmas famintos: contatos Imediatos com o vício) ainda não traduzido para o português."(excerto de artigo fonte que pode ser lido AQUI.)

Videos riquíssimos:
Como seria uma sociedade de indivíduos saudáveis? por Gabor Maté

https://www.youtube.com/watch?v=ApHDQDgLlvo (42 min)








Natureza Humana - O Mito da Normalidade

https://www.youtube.com/watch?v=nt8dgbNEQKE (4 min)









Nenhum comentário:

Postar um comentário