segunda-feira, 1 de abril de 2013

MOTIVAÇÃO









MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO


A ÚNICA MUDANÇA EFICAZ,
SOBRE A QUAL TEMOS CONTROLE,
É A QUE ACONTECE DENTRO DE NÓS.


Assim, é sábio decidir se você quer:
- Viver a vida em conjeturas, ou
- Ser dono de seus objetivos



COMO SE RESOLVEM OS PROBLEMAS NA ORGANIZAÇÃO ONDE VOCÊ TRABALHA?
FLUXOGRAMA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (Muito interessante! Profissionais identificam áreas e situações, espontaneamente.)

E, COMO ANDAM AS COISAS?
EXISTE A PRÁTICA DA COMPETIÇÃO COOPERATIVA OU AINDA É “CADA UM POR SI”?

ONDE VAMOS COMEÇAR A REVISÃO?

O Cérebro é uma “Caixinha Mecânica” que você comanda. É um HD que armazenou/armazena tudo que você já passou, que você já viu.

Ele não distingue se é bom ou ruim, se é certo ou errado.
Se é arquivo temporário, se é vírus, se é vírus fatal...

O CÉREBRO É SEU!
SE HÁ ALGO QUE PODEMOS MUDAR, É DENTRO DE CADA UM!
VOCÊ É QUEM PODE REINVENTAR A FÓRMULA!
O QUE VOCÊ QUER FAZER?

FELIZES DECISÕES!!!



AS REAÇÕES EM UM AMBIENTE DESMOTIVADO


Posturas adotadas pelos diferentes profissionais








Quando o gestor é omisso, o grupo se "defende", seja com descontentamento explícito, agressividade, apatia,  ou omissão. Nada melhor do que apresentar estratégias para desenvolver habilidades para cenários difíceis. Para que isso possa acontecer é necessário um tanto de autoconhecimento e conhecimento das reações dos outros, a fim de poder agir assertivamente.

Em algumas situações, a contratação de um consultor externo acontece sem que o gestor se disponha a participar, nem a ter encontros isoladamente, seja por pressão, temor ou descompromisso, mesmo. Quando for esse o caso, o Facilitador irá trabalhar os slides ouvindo as queixas dos colaboradores, sim, sempre que aflorarem, mas conduzindo a equipe para que tracem metas envolvendo a SUA superação e o auto desenvolvimento. Uma "carta de reivindicações" precisa ser muito bem avaliada, sob pena de fragilizar ainda mais os integrantes.


Quando o gestor solicita que o grupo seja trabalhado separadamente, “pois se solta mais” e ele se dispõe a receber as dicas, seja em grupos de gestores, seja isoladamente, a oportunidade é de muita valia. Está criada uma parceria pautada na confiança. Nessa situação o Facilitador deverá ter o máximo cuidado em não "dedurar" determinado profissional ou equipe.


Quando o gestor está mobilizado a participar do evento, será uma rica e ideal oportunidade para rever posturas, atitudes e comportamentos de todos, criando um clima de compromisso grupal bastante salutar e promissor. É a situação ideal. 



O PROCESSO DA DESMOTIVAÇÃO - AS CINCO FASES












As situações que levam à desmotivação dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Baseado em resultado de pesquisa que envolveu mais de 100 empresas, durante dez anos, as conclusões são bastante úteis, possibilitando uma intervenção pontual no comportamento organizacional, seja dos gestores, seja dos colegas.

Possibilita, inclusive, avaliar a inserção dos estagiários e profissionais em seus primeiros três meses no emprego, otimizando comportamentos e melhores resultados.



TENDÊNCIAS MOTIVACIONAIS segundo DAVID McCLELLAND



Estudo aprofundado sobre Motivação e Perfis Motivacionais.

Possibilita uma evolução em termos de comportamento e convivência em grupos.

São 04 arquivos, para aplicação em 04 módulos, que exploram:

1) As Tendências e Necessidades Motivacionais dos Indivíduos

2) Quem possui maturidade em Poder, Afiliação e Realização

3) Como identificar quem já desenvolveu Poder, Afiliação e Realização

4) Como estimular os diferentes Perfis Motivacionais

Inclui rico e detalhado material teórico, o que confere propriedade ao Facilitador e embasa os trabalhos de Desenvolvimento Humano aos profissionais participantes dos eventos.

Dinâmica de Aplicação dos conteúdos.



SEIS PASSOS PARA SER MAIS FELIZ NO TRABALHO



Costumamos associar trabalho com dever, peso, pena a cumprir... Afinal, não é pra menos! Trabalho é termo que deriva de tripallium, antigo instrumento de tortura para "apressar" os "trabalhadores". Anteriormente, os profissionais que ocupavam os melhores cargos não eram trabalhadores, eles possuíam um labor.

Em 06 passos, o presente jogo de slides auxilia o participante a descobrir o nível de satisfação que seu trabalho lhe dá. 

Ao mesmo tempo, incentiva para o desenvolvimento de suas demais capacidades e habilidades. 

Você poderá precisar delas em qualquer tempo!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário