domingo, 15 de agosto de 2010

AS REAÇÕES EM UM AMBIENTE DESMOTIVADO

Posturas adotadas pelos diferentes profissionais


Quando o gestor é omisso, o grupo se "defende", seja com descontentamento explícito, agressividade, apatia,  ou omissão. Nada melhor do que apresentar estratégias para desenvolver habilidades para cenários difíceis. Para que isso possa acontecer é necessário um tanto de autoconhecimento e conhecimento das reações dos outros, a fim de poder agir assertivamente.

Em algumas situações, a contratação de um consultor externo acontece sem que o gestor se disponha a participar, nem a ter encontros isoladamente, seja por pressão, temor ou descompromisso, mesmo. Quando for esse o caso, o Facilitador irá trabalhar os slides ouvindo as queixas dos colaboradores, sim, sempre que aflorarem, mas conduzindo a equipe para que tracem metas envolvendo a SUA superação e o auto desenvolvimento. Uma "carta de reivindicações" precisa ser muito bem avaliada, sob pena de fragilizar ainda mais os integrantes.


Quando o gestor solicita que o grupo seja trabalhado separadamente, “pois se solta mais” e ele se dispõe a receber as dicas, seja em grupos de gestores, seja isoladamente, a oportunidade é de muita valia. Está criada uma parceria pautada na confiança. Nessa situação o Facilitador deverá ter o máximo cuidado em não "dedurar" determinado profissional ou equipe.


Quando o gestor está mobilizado a participar do evento, será uma rica e ideal oportunidade para rever posturas, atitudes e comportamentos de todos, criando um clima de compromisso grupal bastante salutar e promissor. É a situação ideal.


Para voltar, clique aqui: CD Motivação