segunda-feira, 22 de abril de 2019

Quociente Emocional - Teste





Marise Jalowitzki
22.abril.2019
https://marisejalowitzki.blogspot.com/2019/04/quociente-emocional-teste.html

Por pura convicção, muito de meu tempo profissional dediquei à abordagem emocional. Percebo, quanto mais vivo, que saber lidar com as emoções não é só importante, é a base, o sustentáculo do ser humano. Bem pouco adianta o indivíduo possuir um nível cognitivo relevante se, na primeira (ou na segunda, ou na terceira) investida que a vida e seus desafios dá, ele não consegue assimilar o que aquele desafio está querendo passar e de como deve reagir frente ao impasse. Estes desafios podem ser trapaças e fraudes de profissionais do entorno, podem ser ofensas recebidas de pessoas controversas, podem ser perdas de origens diversas, fragilidades, doenças, etc.. Nosso cotidiano é imprevisível e são as coisas que fogem de nosso controle que nos testam, o tempo todo. Por isso, quanto mais autoconhecimento, mais chances de superar as dificuldades do percurso. Superar não significa, necessariamente, "vencer"; tem mais a ver com saber enfrentar e, ao final, ACEITAR os resultados obtidos.

Assim, deixo este teste de Daniel Goleman, extraído do jornal norteamericano USA Weekend. Questão que continua atualíssima.


                                                      



1. Tenho consciência [até mesmo] das minhas
   mais tênues emoções assim que acontecem

2. Uso meus sentimentos para ajudar a tomar
   decisões importantes na vida

3. O mau humor (meu e dos outros) me abate

4. Quando estou bravo, das duas uma: ou          
    estouro, ou fico remoendo a minha raiva 
    em silêncio

5. Sei esperar pelos elogios ou gratificações 
    quando alcanço meus objetivos

6. Quando estou ansioso em relação a um 
    desafio, como falar em público ou realizar 
    um teste, tenho dificuldade em ser objetivo 
    e me preparar

7. Em vez de desistir diante de obstáculos ou
    decepções, permaneço otimista e 
     esperançoso

8. As pessoas não precisam me falar o que  
    estão sentindo. Percebo por mim mesmo.

9. Minha percepção aguçada sobre os 
    sentimentos alheios me faz compreensivo 
    em relação aos momentos difíceis pelos quais  
    estão passando

10. Tenho problemas para lidar com conflitos e
       com o baixo astral em relacionamentos

11. Posso sentir a 'temperatura' de um grupo ou  
       uma relação, e expor sentimentos não ditos

12. Posso acalmar ou contar sentimentos aflitivos
      de forma que isso não me impeça de continuar
      fazendo o que tenho de fazer.



PONTOS



Questões 1, 2, 5, 7, 8, 9, 11 e 12

Sempre              4 pontos
Geral                 3 pontos
Às vezes           2 pontos
Raro                  1 ponto
Nunca               0 ponto


Questões 3, 4,6 e 10

Sempre              0 ponto
Geral                 1 ponto
Às vezes           2 pontos
Raro                  3 pontos
Nunca               4 pontos


RESULTADO

Acima de 36 pontos: Você provavelmente tem uma inteligência emocional superior e consegue
                                     lidar bem com os desafios da vida

De 25 a 35 pontos:     Você tem um bom nível de inteligência emocional e é bom que continue 
                                     na senda do autoconhecimento para continuar assertivo

Menos de 24 pontos:  Importante que você se proporcione mais leituras e contatos edificantes,
                                     pois seu perfil merece aprimoramento. E isto é possível!


Goleman, Daniel






Nenhum comentário:

Postar um comentário