segunda-feira, 12 de julho de 2010

LIDERANÇA E EQUIPES - Aprendendo com os Lobos

02. APRENDENDO COM OS LOBOS

Papel do líder e de cada participante da equipe. Crenças e Valores, Solidariedade, Compartilhamento, Foco nos Objetivos. 

Baseado no livro “A Sabedoria dos Lobos”, onde o autor faz uma analogia com o que vivenciou observando a vida dos lobos nas florestas de Dakota-USA; possibilita uma completa revisão nos comportamentos e atitudes de gestores e colaboradores, em 360 graus.

Excelentes resultados obtidos junto ao corpo gerencial, principalmente quando a Diretoria está presente, o que possibilita redirecionar ações e tomar decisões no ato. Bastante válido também para Equipes (sem a presença do gestor).

Aprendendo com os Lobos

A Sabedoria dos Lobos

Um dos mais belos e edificantes trabalhos que efetivei em minha vida profissional. Desde grupos de desenvolvimento humano de jovens, iniciantes na vida, temerosos e-ou loucos por desafios. Até staffs gerenciais, em empresas de grande porte.

Creio que este tema, reportando ao lobo, um ser até mesmo mítico, mexeu-mexe com todos.

O alcance em termos de autoconhecimento e percepção do(s) outro(s) é inestimável, especialmente em momentos de crise e risco como o que estamos passando.

Sem levar em conta estes valores, nossa espécie humana está fadada ao crescente fracasso.

É imprescindível dar uma parada e repensar.
Marise Jalowitzki

🐺🐺🐺
Os lobos, assim como os seres humanos, estão entre os animais que possuem a mais alta capacidade de adaptação às mudanças, garantindo, dessa maneira, o seu sucesso e a manutenção da espécie, ou seja, a própria sobrevivência.
A constante atenção aos detalhes é uma das principais características. Clima, regiões, estações, objetivos, reveses, imprevistos, tudo é assimilado para aprimoramento das habilidades, passando por mudanças constantes.
O que não muda entre eles são os VALORES BÁSICOS:
- A Lealdade
- A Interdependência
- A União
- O Cuidado com os Filhotes e os Velhos
- Objetivos Claros
- Treinamento Constante (Preparo Necessário para Alcançar os Objetivos)
- Tenacidade
Para sua reflexão:
QUAIS DESSES VALORES SÃO EFETIVAMENTE PRATICADOS POR VOCÊ?
PELO SEU GRUPO?
PELA SOCIEDADE?
A maneira mais eficaz de manter em alta os valores de cada um é conhecer as SUAS crenças, bem como no que acreditam aqueles que convivem com você, como pensam, como sentem, quais as suas verdades, o que os motivam. À medida em que conhecemos o outro, vamos identificando afinidades, sintonias, estabelecendo empatia. Resultados efetivos.
Participar de um ambiente sincero, franco, harmonioso, é Saúde!

Para Voltar, clique: CD Liderança e Equipes