quarta-feira, 13 de março de 2019

Massacre em Suzano - O que uma sociedade doente pode fazer por seus filhos?






Por Marise Jalowitzki
13.março.2019
https://marisejalowitzki.blogspot.com/2019/03/massacre-em-suzano-o-que-uma-sociedade.html


Fomos surpreendidos na manhã desta quarta-feira com a trágica notícia do massacre ocorrido em uma escola estadual em Suzano-SP. Sim, surpreendidos, pois, como sociedade doente que somos, queremos sempre de novo e de novo nos apegar ao ilusório, ao "não vai acontecer aqui", ao falso "está tudo bem", mesmo quando todos os indícios dão conta que as coisas estão à deriva e pouco ou nada está sendo feito.

Pegou de surpresa este episódio só porque estão todos ocupados demais em correr atrás de seus compromissos, de suas 'necessárias' aquisições, estão todos muito preocupados com suas próprias dores para pensar nas dores dos demais!

Bullying e expulsão escolar
Um ex-colega do adolescente atirador de 17 anos conta à mídia que ele "não sofria bullying"... quem acredita? Quais os motivos que levam a um garoto ser expulso "por problemas" de uma escola? O avô diz que ele era sempre calmo, quieto. Bem sabemos que é o perfil-alvo "ideal" dos torturadores emocionais. Quando os dois ex-colegas se encontraram em um shopping, questão de uma semana antes do massacre, que tipo de conversa rolou para que o Guilherme Taucci Monteiro ameaçasse: "Fica esperto! Vai ter novidades!"?

Um aluno da escola, que pulou o muro e conseguiu fugir, contou à revista que Guilherme encontrou alguns colegas em um shopping, há três dias, e os avisou para “ficarem espertos”. (1)

O Bullying nesta escola é unsuportável, diz ex-professor. Entre alunos e alunos, entre professores e alunos, entre alunos e professores. "Bulying era constante. Eu não aguentei, como professor, e saí!", diz ele. Quem o escuta? Quais providências serão tomadas, efetivamente? Nada será feito! As pessoas vão comentar por mais uns dias, os parentes dos mortos vão ficar marcados por este infortúnio até o fim de suas vidas e o caos continuará imperando. (2)

Estrutura escolar
Quantas escolas no país vivem a mesma realidade da Raul Brasil? Há quanto tempo as reivindicações de mais infraestrutura, turmas menores, mais professores e professores mais bem pagos são sequer ouvidas, que dirá consideradas? Onde um professor (partícipe de uma sociedade doente) vai poder administrar turmas com mais de 45 adolescentes em sala? Adolescentes, igualmente, frutos de uma sociedade doente e caótica?
A escola Raul Brasil, localizada próxima ao centro de Suzano, tem 1.066 alunos, sendo 65% cursando o ensino médio, e o restante, os anos finais do ciclo fundamental. A unidade conta com 54 professores.
54 professores para 1.066 alunos, turmas com, em média, 45 alunos!
Onde uma equação assim desproporcional vai dar certo?

Outro professor abrigou mais de 60 em sala de aula. "Um aluno pegou uma rifa (para ajudar na formatura deles) e disse que ia merendar. 'Vou lá merendar pois hoje tem peixe', ele disse. Momentos depois estava morto. Não temos segurança nenhuma, guarda civil, nada!" (8)

Estrutura familiar
O garoto de 17 anos foi criado pelos avós, assim como duas irmãs suas. A avó morreu recentemente (cerca de um mês). O avô está assumindo a duríssima missão de criar 3 netos jovens (agora, apenas as duas meninas). 
"Era um menino bonzinho, não tinha problemas com drogas e nunca me deu trabalho", disse o avô, que não quis ter a identidade revelada.
O avô de Guilherme disse que o adolescente sempre morou com ele e com a avó, que morreu recentemente, e não tinha contato com os pais, que eram dependentes químicos. De acordo com ele, o neto trabalhava na concessionária do tio, que foi atingido por um disparo feito por Guilherme. Ele foi demitido do estabelecimento há dois anos." (1)

E os pais? São dependentes químicos e há muito não acompanham a realidade dos filhos que puseram no mundo.

Procurada pela reportagem para dar seu parecer sobre os motivos que levaram o filho a cometer tal desatino, a mãe, incomodada, declara ser o bullying escolar a razão... Sabemos que não há uma única razão para tais eventos. É todo um conjuunto e ninguém, nenhum dos atores pode querer se eximir da responsabilidade, especialmente os pais, que são os maiores influenciadores na vida dos filhos. 

Pais distantes, com certeza o avô é que não seria a pessoa indicada para monitorar o jovem adolescente e suas tratativas na web. Não se sabe como tinha dinheiro para pagar as armas e munição que ele e seus companheiro de massacre (que também morreu) adquiriram. Nem onde elas ficaram guardadas durante todo o tempo do planejamento do macabro evento. A internet liberou muito todos os atos das pessoas, facilitou grandemente aquisições que, presencialmente, seriam inviáveis. E a falta de supervisão, de pais 'chatos' que estão sempre 'em cima', acompanhando, controlando, com certeza, faz muita, muita falta.




Vida virtual, vida real - A Influência dos Jogos em mentes perturbadas
Machado, besta, vários estilos de armas, a máscara, os relógios para baixo, muita coisa lembrando os jogos. Jogos de estratégia, de combate, a maioria violentos são os companheiros cotidianos de muitos adolescente e jovens adultos.

Os dois atiradores eram vizinhos e ambos frequentaram a mesma escola, onde o bullying, segundo professores, é imenso. (4)

Guilherme Taucci Monteiro, 17, e Luiz Henrique de Castro, 25 moravam na mesma rua. 

Nisto, o vice-presidente está com a razão, quando fala que jovens ficam muito tempo frente ao pc, geralmente jogando jogos violentos. Embora o jogo em si não seja o detonador dos cruéis eventos perpetrados, eles fornecem ideias e sugerem estratégias que, para a mente já transtornada, são preciosos... (5)




Fotos com armas e perfil falso no Facebook
Sempre há pistas, indícios, certezas de que algo não vai bem!
Os jovens que sabiam que ele usava um perfil falso no Facebook (Guilherme Alan), ao ver que ele postava muitas fotos, artigos, detalhes sobre armas, ataques, tiros, por que não avisaram a quem pudesse fazer algo preventivamente? Ou será que não há quem queira escutar os avisos dos jovens? Falta preparo para nossa sociedade doente, para saber como intervir, amorosamente, em situações assim críticas? Para prevenir, ou, pelo menos, tentar previnir, ao invés de correr atrás, após tantas penas e dores? (6)


Os autores do massacre com 10 mortos e ao menos 23 feridos em Suzano-SP participavam de fórum extremista e publicaram sobre o ataque no fórum virtual Dogolochan. Eles supostamente agradeceram a ajuda de outros membros e deixaram rastros para avisar internautas sobre o crime. A informação foi publicada pelo portal R7.
O fórum extremista é conhecido como um local onde são discutidos abertamente a prática de crimes. Tópicos abertos mostram que Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, e Guilherme Taucci Monteiro, de 17, pediram dicas de como realizar o ataque.
Um print do dia 7 de março mostra o que pode ser um dos atiradores agradecendo DPR, o administrador do Dogolachan pelos conselhos recebidos.
“Muito obrigado pelos conselhos e orientações, DPR. Esperamos do fundo dos nossos corações não cometer esse ato em vão. (…) Nascemos falhos, mas partiremos como heróis. (…) Ficamos espantados com a qualidade, digna de filmes de Hollywood”, diz a mensagem. (7)




E o nosso papel? Nós. que nos autodeclaramos normais?

Estamos TODOS envolvidos e somos TODOS co-responsáveis por todo este estado social lamentável!!!

Vou vir com o velho jargão: SOMENTE O AMOR, A COMPREENSÃO, A RESPONSABILIDADE, O ESTAR JUNTO, O ASSESSORAMENTO CONTÍNUO, OUVIDOS DE OUVIR, ISTO É O QUE AS FAMÍLIAS DEVEM SER E EXERCER O TEMPO TODO.

E OS GOVERNOS? URGENTEMENTE, PRECISAM PARAR DE TANTAS BRIGAS, FOFOCAS, MALEDICÊNCIAS, FALCATRUAS!!! MAIS INVESTIMENTOS NA QUALIDADE DE ENSINO, MAIS VALORIZAÇÃO AOS PROFESSORES, MAIS AMOR ÀS CRIANÇAS, TURMAS PEQUENAS, METODOLOGIAS ATRATIVAS!!!

Eu, como educadora de formação, continuo acreditando em utopias, pois elas iniciam na imaginação para depois se plasmar na ação prática e direta.
SÓ ASSIM é que a realidade pode mudar para melhor!


Pobres almas, pobres vidas, realidades tão tristes!
Para que não se repitam tantas histórias que nos fazem chorar, mesmo à distância, que cada ato nosso, todos os dias, seja um impulsionador de Paz e Harmonia!


Que todos os jovens conquistem a Paz, para que seja assegurada a Harmonia das próximas gerações!!




Referências sobre o tema: 

Bullying


3 - A mãe - dependente química - dá entrevista



Fotos Guilherme Taucci Monteiro – no Facebook Guilherme Alan (17 anos) e Luiz Henrique de Castro (25 anos) https://www.metropoles.com/brasil/policia-br/atirador-de-suzano-postou-foto-com-arma-horas-antes-do-ataque-a-escola?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push



Mais sobre:


O homem morto no lava-jato, onde roubaram o carro, era tio de Taucci – c a máscara de caveira - https://www.metropoles.com/brasil/policia-br/suzano-homem-morto-em-loja-era-tio-de-um-dos-atiradores?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push




O secretário informou ainda que uma bolsa falsa de explosivos foi encontrada fora da escola.
Foram encontrados com eles: 1 revólver calibre 38; uma besta; 1 besta - que é uma arma medieval, tipo arco e flecha;  uma machadinha; uma peça de jet lag, usada para recarregar o revólver, coquetel molotov e explosivos.



Bolsonaro só comentou o assunto em suas redes sociais mais de cinco horas depois do ocorrido

Suzano: Jovem foi a pé da escola ao hospital com um machado no tórax

Todas as vítimas serão veladas juntas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário