terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Ruby Nell Bridges Hall - Para pais de filhos determinados

Ruby Nell Bridges Hall - Imagem TV Comunitária DF


Inicialmente este texto foi recebido em publicação de amiga no Facebook, sem menção de autor. 
Hoje, 28.janeiro.2020, encontrei o texto e a imagem neste link:  https://www.tvcomunitariadf.com/2019/08/30/para-nao-esquecer-jamais/

Pela beleza da mensagem e o sensível reconhecimento, transcrevo:

"Para não esquecer Jamais!

No dia de 30 de agosto1960, a pequena Ruby Nell Bridges Hall, mais conhecida como Ruby Bridges, com pouco mais de seis anos de idade, se torna a primeira criança negra autorizada a estudar em uma escola primária exclusiva para pessoas de cor branca, na Louisiana.

De início foram seis os aprovados nos testes para estudar na William Frantz Elementary School, mas os demais ficaram com medo e apenas Ruby enfrentou a questão, mesmo desagradando seus pais. Ia sozinha para a escola e sofria ameaças tão diretas que o Presidente Eisenhower, destacou escolta policial dos U.S Marshals para protege-la. No dia de hoje quando foi a aula em seu primeiro dia na nova escola todos os professores se recusaram a lhe dar aulas e os pais removeram os filhos, o caos se instalou e na verdade Ruby só teve aulas no dia seguinte quando a professora Barbara Henry, passou a ensiná-la.

Além de ser escoltada por agentes federais de casa para escola e vice versa, seu lanche era separado das demais crianças, pois havia uma real ameaça de envenenamento contra a menina. Sua família foi perseguida, o pai e os avós que trabalhavam em uma fazenda perderam os empregos.

Mas nem tudo foi segregação. Alguns pais se recusaram a retirar seus filhos da escola e Ruby passou a ter colegas de classe, pessoas escoltavam a escolta policial para garantir sua segurança e ofertaram ao seu pai um novo emprego.

Em 2001 o Presidente Clinton laureou Ruby com a Presidential Citizens Medal, em 2005 ela tb perdeu sua casa com a passagem do furacão Katrina. Em 2011 o Presidente Obama teve a honra de conhecer Ruby Bridges, na inauguração de uma obra em sua homenagem e disse a ela em agradecimento "Eu acho que é justo dizer que, se não fosse por você, eu poderia não estar aqui e nós não estaríamos olhando para isso juntos".

Em 2014, uma estátua de Bridges foi erguida no pátio do William Frantz Elementary School. A escola que frequentou apenas por sua força de vontade.

Esse é o Estofo dos Grandes e se manifesta desde pequenos.

Ei-la indo para a escola com escolta federal

Gratidão 💗💗
 Ruby por sua coragem e determinação e abrir o caminho para nós!"

(Texto e imagem transcritos de: https://www.tvcomunitariadf.com/2019/08/30/para-nao-esquecer-jamais/)




 Ruby Nell Bridges Hall é uma ativista estadunidense
Imagem: pt.wikipedia.org 
Nascimento8 de setembro de 1954 (idade 65 anos), Tylertown, Mississípi, EUA


Fica a reflexão para todos os pais que possuem filhotes determinados:
Ao invés de tolher, de se vergar às críticas de terceiros, auxiliem, proporcionem oportunidades, aceitem ajuda, mudem seus paradigmas!

Esta garotinha quis enfrentar este mundo preconceituoso, recebeu o aval dos pais (que, inclusive, perderam o emprego por conta desta decisão). O Estado assumiu, deu proteção (escolta) para a menina!

Ela conseguiu!

Quando as pessoas que tem a Decisão encontram Respaldo, Segurança, Apoio, o resultado é sempre vitorioso! (Marise Jalowitzki)

(Querendo, procure por filmes, documentários e livro sobre esta desafiante trajetória)


Nenhum comentário:

Postar um comentário