sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Natal - Alegria, depressão, descaso, Acolhimento




Em 25.dezembro.2015


Não negue uma mão amiga, um conselho, o ouvido! Isto também é exercício amoroso.

Você quer dar apoio emocional? Você sabe dar apoio emocional?

Anda tão difícil para tanta gente "ser feliz", que, ao se deparar com quem está deprimido, as pessoas tendem a se afastar para não serem "contaminadas".

Ocorre que há uma diferença enorme entre as pessoas que "se queixam sempre" - e essas precisam de acompanhamento terapêutico - e aquelas que estão entrando em estado de melancolia - que pode, sim, se transformar em estado depressivo.

Você sabia que o Natal é, estatisticamente, a data com maior número de suicídios?

Em um mundo consumista como o nosso, onde praticamente tudo e todos medem - e são medidos - pelas posses, pelos presentes caros que dão, pelos locais que frequentam, pela "prosperidade" e "alegria" que ostentam, há, para muitos, razões suficientes para se deprimir, se sentirem fracassados e inúteis.

Portanto, deixo estas linhas como reflexão.  Não negue uma mão amiga, um conselho, o ouvido! Isto também é exercício amoroso. E, afinal, a data de hoje celebra isso, não é mesmo??

Marise Jalowitzki​

(Lembrando que morangos e todas as frutas vermelhas são antidepressivos em potencial!)

http://marisejalowitzki.blogspot.com.br/2015/12/natal-alegria-depressao-descaso.html



Querendo, leia mais sobre o tema:

NATAL E SUICÍDIOS

Natal e suicídios - Maior número ocorre nesta data

- Você sabia que o maior número de suicídios ocorre nesta data?
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/natal-e-suicidios-voce-sabia-que-o.html





Direito à Vida



http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/suicidio-o-que-leva-uma-pessoa-desistir.html




Querendo, leia também:
Natal é momento de avaliação e 
redirecionamentos, de abraços e gratidão









Pela total pertinência, incluo o comentário do amigo Carlos Henrique (Santo André - SP):

Carlos Henrique de Souza inversões e critérios equivocados gerando discriminações e marginalização/preconceitos , calcanhar de aquiles da humanidade , a ignorância e alienação cultural , bem como a desagregação familiar e consequente decadência de valores , fazendo vitimas , enquanto predadores conscientes e inconscientes , da natureza e do meio, sustentados energética e socialmente pelo inconsciente coletivo predominantemente negativo , caminham livres , disseminando robotização e patologias sociais ... 

Nunca antes visto tanta inversão , quando ao mesmo tempo , tantos "procuram" "espiritualizarem-se" ... 

Que o critério hierárquico humano , volte a ser, antes de tudo , o conhecimento (de fato/libertador) a própria humanidade manifesta e o interesse em despertá-la em si mesmo e em cada ser ... 

Gratidão por esse canal de luz e um certo pioneirismo no afã de mudar paradigmas educacionais e sociais...






URGENTE E NECESSÁRIA CONSCIENTIZAÇÃO HUMANA!




Leia também:

      QUEM GOVERNA SUA VIDA? FIQUE VIVO!!!
Natal e final de ano - maior número de suicídios. Ajude a evitar este triste escore!!

Pouca gente quer comentar, mas a verdade é que temos de abordar mais e mais este tema! Índice de suicídios aumenta assustadoramente, cada vez mais pessoas desistem de viver. E, além da competição enlouquecedora em que se transformou o (antigo) lindo ato de viver, de estar vivo, também temos agora o fenômeno do excesso de medicação, a chamada medicalização! Ou seja, o indivíduo se sente alijado socialmente, sente os dedos apontados, deixa-se machucar em sua autoestima e vai procurar "recurso". 
Os medicamentos tarjados podem ajudar, sim, nos momentos agudos de crises emocionais, só não podem se tornar tratamento ad eternum, sob pena de criar imprevisíveis novos problemas, onde,  um dos maiores, é a tentativa de suicídio!



             QUEM GOVERNA SUA VIDA? FIQUE VIVO!!!


Por Marise Jalowitzki





quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Vem que eu te conduzo!







16.dezembro.2015


Um amigo arteterapeuta comenta de uma criança de 5 anos que atende e que, durante todo o dia, fica na companhia dos avós, enquanto os papis trabalham.
Acontece que os dois já são bastante idosos e bem doentes. O avô, inclusive, sofreu avc e tem danos neurológicos severos. A avó tem doença bronco-pulmonar crônica. Os pais sustentam os idosos e o filhote e as condições financeiras são escassas.

Olha o drama!

A criança convive com uma parte bastante triste da vida, que é a doença e a dor. Não convive com outras crianças.

Como estará se formando a cabecinha deste pequeno? 
Qual sua visão de mundo? 
Sua forma espontânea de reagir frente ao que o desconforta?

Agora, com a terapia integrativa, o pequeno está se soltando devagar. 
O amigo terapeuta comemora o primeiro desenho bastante colorido que o menino fez: um grande caminho, até uma porta. Um homem e um menino abraçados, tudo bem colorido!

Quando o especialista, muito satisfeito e emocionado, pede pra ele que fale sobre o desenho, ele mostra o caminho e diz:
- Este é o caminho que faço pra chegar até aqui. Já vou ficando mais alegre na medida em que chego mais perto (realmente, as cores ficam mais vibrantes). 
- E quem são estes?
- Eu e o senhor! Nós dois! - diz o garoto sorrindo. - Aqui me sinto contente!



Marise Jalowitzki


http://marisejalowitzki.blogspot.com.br/2015/12/vem-que-eu-te-conduzo.html

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Faça a sua parte!





11.dezembro.2015

Não somos reféns em potencial!
Muitas coisas estão em nossas mãos!

- Quem controla a mídia? Nosso controle remoto!!! Se a audiência cai, os programas mudam! Agora, se toda esta 'oferta' ainda serve de estímulo para 'diversão' e multiplicação no trabalho, comentários sem fim e até imitações, aí, a responsabilidade é de quem?
(...)
Não adianta apenas falar contra, tem de mudar a atitude!

Todos dizem se 'escandalizar', por exemplo, com os 50 tons de cinza...mas não deixam de ir ver! nem de comprar o livro!! Agora vem o argentino Love, com a esposa, marido e uma garota de 17 anos na cama...mais uma vez, decênios após decênios, a mesma temática, fazendo a cabeça da população de que isso é "arte", "liberdade de expressão", "liberdade de escolha"... Sim, que publiquem o que quiserem! Meu dinheiro não foi - nem será - gasto para isso! Prefiro comprar pacotes de biscoitos vegan e entregar para crianças carentes!! Simples assim!!
Faça a sua parte!

A INTERPRETAÇÃO DE CADA UM, conforme seu grau evolutivo, conforme sua percepção

Há pouco assisti aos videos que coloco os links a seguir.
São de uma menininha (em anos diferentes) "hipnotizando" animais em palco de programa de auditorio chinês.
Menina chinesa que “hipnotiza” animais – ‘Ternura’, toques precisos, até apertos (especialmente no galo)  e, ao final, ela exclama aufórica: “Chinchawaaaa....” ou como se escreve, que significa: “Agora vamos comê-los!”, para dar o “toque humorístico” ao programa.
Todos riem. Os pobres bichos são devolvidos aos seus aquários de acrílico e os humanos, a "supremacia", sentindo-se agraciados...
Sim, a vozinha da menininha é doce.
E a manipulação dos adultos, repassando valores pouco nobres, atrás de uma fachada de bondade, também.
Quantos milênios alguns ainda vão levar para mostrar ao mundo que animais não são objetos?
sim, pessoas logrando coisas extraordinárias... a garotinha sabe quais são os pontos estratégicos que, literalmente, imobilizam os animais em questão. 

Ao final, a expressão "Agora vamos comê-los!" é uma tristeza! Dá o "toque de humor" aos que se divertem com a subjugação aos animais. 

Muitos animais, como o coelho, podem simplesmente ter uma síncope ao serem deitados de barriguinha pra cima! o galo teve um "aperto extra", mesmo após ter sido coberto com o pano preto... pobres bichos! o filhote de crocodilo (2º video) tem o focinho amarrado (claro! pra segurança da menina)... e quem tira a hipótese de que estejam dopados? 

Humanos, aprendam a tratar seus semelhantes como semelhantes que são! Tenho pena desta menina que foi criada em tais valores, assim como bilhões continuam sendo criadas no mundo todo!
Marise Jalowitzki