sábado, 27 de julho de 2019

Diminua sua ansiedade acariciando por 10 minutos seu gatinho ou cachorro, prova estudo. E saiba como fazê-lo.

10 minutos de interação foram suficientes para a queda dos níveis de cortisol — principal hormônio ligado ao estresse




Por Marise Jalowitzki
27.julho.2019
https://marisejalowitzki.blogspot.com/2019/07/diminua-o-estresse-acariciando-por-10.html


Um estudo recente, feito por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, provou que acariciar um cachorro ou gato ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e estresse. Ficou demonstrado que apenas 10 minutos de interação foram suficientes para a queda dos níveis de cortisol — principal hormônio ligado ao estresse.
"Nós já sabíamos que pessoas gostam de interagir com os animais e que isso os ajuda a experimentar emoções mais positivas. E obter este resultado [da queda do cortisol] é empolgante, pois sabemos que a redução dos hormônios do estresse pode, ao longo do tempo, trazer benefícios significativos para a saúde física e mental", declarou Patricia Pendry, coautora do estudo, em comunicado
estudo contou com a participação de 249 alunos da institução de ensino, que foram divididos em quatro grupos para garantir os resultados do experimento. De acordo com os cientistas, essa é a primeira análise que demonstrou reduções nos níveis de cortisol dos alunos durante uma intervenção real, e não em um ambiente de laboratório.
Os estudos continuam e os pesquisadores esperam publicar mais sobre o assunto até o fim do ano.

Agora, bem sabemos que os pets possuem uma forma própria de receber o contato proporcionado por seus cuidadores. E nem todo mundo sabe como "chegar" da maneira certa, seja em felídeos, seja em caninos. Aí seguem dicas importantes para otimizar o convívio.
Gatos precisam ter seu isolamento respeitado, eles são animais reservados


Gatos
Gatos possuem uma personalidade particular e muitos deles parecem até ser avessos ao contato. Mas todos gostam e se beneficiam, assim como os humanos, quando o contato proporciona bem estar.
Ao contrário de lobos e cães, pouco mudou no DNA do gato doméstico e do gato selvagem da África, seu ancestral mais próximo. Gatos precisam ter seu isolamento respeitado, eles são animais reservados. 
O ideal é acostumar os felinos ao convívio e carinhos quando ainda filhotinhos (entre duas e sete semanas de vida). Então, se você adotar um gato adulto(como tantos abandonados por aí), saiba que tem de ir muito devagar e, mesmo assim, restrito.  E deixar que eles tomem a iniciativa do contato. Gatos gostam de estar no controle.
Sinais de que o gato está aproveitando:

• Você faz carinho abaixo das orelhas, do queixo e ao redor das bochechas
• Ele mantém a postura e expressão facial relaxadas, orelhas esticadas, para frente
• Ronrona e afofa você com as patinhas da frente
• Se está em pé, mantém o rabo levantado e o movimenta lentamente de um lado para outro.

Sinais de que o gatinho não está gostando ou está irritado:
• Você mexe na barriga, costas e a base do rabo, o que costuma causar incômodo.

• Ele movimenta a cabeça ou a desvia, demonstrando não querer o contato
• Permanece muito passivo, como quem apenas aguenta
• Pisca repetidamente, mexe a cabeça e o corpo ou lambe demais o nariz
• Lambe as partes íntimas de forma rápida e em movimentos curtos
• Pelos das costas eriçados
• Treme, se debate ou fica batendo o rabo
• Orelhas achatadas para os lados ou para trás
• Faz um giro repentino com a cabeça para encarar ou desviar do contato
• Morde ou tenta afastar a mão com a pata.

Cachorros, no geral, gostam bastante de contato


Cachorros
Os cachorros, no geral, gostam bastante de contato. São efetivamente bem mais acostumados com o convívio humano e precisam de atenção e carinho. Eles têm muitos milênios de convívio com os humanos e foram se adaptando (ou foram geneticamente modificados) ao convívio com a nossa espécie. 

O que faz bem a um cãozinho:

• Com a ponta dos dedos e a palma das mãos, fazer movimentos circulares pelas zonas das orelhas, debaixo do queixo, pescoço, axilas e peito 

• Após uma caminhada, massagear as patas, as nádegas e as coxas e depois alongar

• Por fim, levantá-lo pelo quadril e alongar. Faça de maneira firme, mas não agressiva.


O que deixa seu cão irritado, especialmente quando estiver cansado ou se for mais velhinho: 

• Cócegas
• Palmadas
• Apertões.

Os pets, como os humanos, também se estressam. Seja gentil. Assim, gestos que induzam ao relaxamento deles, vão também relaxar seus cuidadores. Alivia todo o tipo de tensão, controla a ansiedade e hiperatividade e proporciona uma dose de felicidade, porta de entrada para uma saúde eficaz.


Em apenas 10 minutos por dia tudo pode ficar melhor. Experimente.
Serviram de Fonte:
Revista Galileu  (21.jul.2019)
Super Interessante (23.jul.2019 - e 26.jul.2019)
Perito Animal (21.nov.2017)
 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário